O mundo está tão vasto de informações que as vezes, fica muito difícil escolher.
Antigamente nós íamos em vídeo-locadoras, e se você, caro leitor, for jovem demais, não saberá do que estou dizendo, mas digamos que era um local onde as pessoas iam para escolher um filme para levar para casa e assistir, alguns dias depois o devolvia ou o realugava se desejasse ver novamente.
Hoje em dia basta abrir a Netflix ou até mesmo procurar na internet que se encontra uma vasta, imensa opção de filmes, são tantos que às vezes chega a parecer uma verdadeira perda de tempo rever algum, uma vez que existem tantos outros.
Mas qual é a real sensação dessa escolha?
Deveria ser de prazer, alegria, realização por poder ter a liberdade de escolher o que bem quiser, no entanto, não é bem isso o que acontece, curioso não?
A verdade é que as escolhas são tantas que muitas das vezes nos sentimos impotentes por não termos tempo para vermos tudo, antigamente o dinheiro nos limitava, mas hoje o que nos limita é o tempo, ou a falta dele.
Temos mais dinheiro para comprarmos as coisas, mas não temos tanto tempo para apreciá-los verdadeiramente, precisamos correr contra o tempo, o tempo todo.
Levanta-se de manhã, escova-se os dentes, coloca a roupa afoito, sai correndo para não perder o transporte, quase engolindo e engasgando com a bolacha ou o pedaço de pão que pegou em cima do armário às pressas, mal se sentindo o gosto.
Sobe no ônibus super apertado, as pessoas se empurrando em busca de algum lugar para seguir viagem, andam apressadas, sem respirar, sem olhar umas para as outras, e então... Chegam ao serviço.
Ah o serviço, um leve suspiro, mal sentou a bunda na cadeira já começa a trabalhar alucinadamente, bater metas, resolver problemas, continuar alimentando a grande máquina de produção, não temos tempo para respirar, viramos máquinas impulsivas e alucinadas, telefones tocando, whatsapps apitando, meu Deus!
E de repente, hora do almoço!
Era para ser o melhor momento do dia, não é mesmo? Quem dera, pegue essa marmita logo, corra, se não, o micro-ondas vai ser ocupado por outro, as filas imensas, as mesas cheias, o alimento sendo engolido sem se ver direito o que se está comendo, tudo automático, tudo robótico, os robôs vão dominar o mundo, dizem os futuristas, acho que já dominaram, sugaram nossas almas e nos levaram para o mundo das multidisciplinaridades, e quando você percebe, seu almoço acabou, é preciso trabalhar, produzir, fazer o capitalismo rodar, e então, quase que sem notar, o dia vai passando, quando se da conta, já é hora de ir embora.
Finalmente um pouco de liberdade, um pouco de ar...
Poluição, trânsito, buzinas caóticas, pessoas alucinadas em voltarem para seus lares, mais gente se empurrando, mais gente cansada, quando você finalmente coloca seus pés em casa o corpo está tão exausto que você só pensa em dormir, ou no máximo ver um filme...Mas, qual filme? Precisa pensar logo, precisa ver logo, jajá tem que dormir, amanhã começa tudo de novo, busca, busca, olha, olha, nada interessa, mas ao mesmo tempo, é tudo tão interessante... Não, esse não, muito longo, esse muito agitado, esse muito parado... E assim, algo tão simples se torna tão complexo e problemático, e um simples prazer se torna em um verdadeiro caos.
Antigamente as coisas eram mais simples, antigamente ainda eramos simples humanos.
Jessica Curto
Mostrando postagens com marcador população. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador população. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 1 de julho de 2019
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Pessoas
Eu já olhei para as pessoas e pensei: No que se pode fazer para o mundo ser um lugar melhor?
Eu não sei, só sei o que eu gostaria.
Eu gostaria de um mundo mais justo, onde não houvesse diferenças, mas eu sinto que é quase impossível, as pessoas são cruéis e não pensam nos outros.
É triste viver nesse mundo, como se estivéssemos todos condenados à brutalidade.
Eu não sei qual caminho seguir, o que eu sei é que eu quero e espero um dia realizar esse desejo, esse sonho.
Jessica Curto
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Especial VAMPS!!
Oi pessoal,
tudo bem com vocês?
Espero que sim, porque eu estou suuuuper ansiosa para o show do VAMPS aqui no Brasil!!!
E para demonstrar a minha alegria, venho compartilhar com vocês, os meus leitores queridos, esse vídeo sensacional do vlog Follow the Red Rabbit falando um pouquinho sobre essa banda formidável para todos os fãs e para todos os que desejam conhecer uma boa música!! ;)
Espero que vocês gostem!!
Beijos,
Jessica Curto
tudo bem com vocês?
Espero que sim, porque eu estou suuuuper ansiosa para o show do VAMPS aqui no Brasil!!!
E para demonstrar a minha alegria, venho compartilhar com vocês, os meus leitores queridos, esse vídeo sensacional do vlog Follow the Red Rabbit falando um pouquinho sobre essa banda formidável para todos os fãs e para todos os que desejam conhecer uma boa música!! ;)
Espero que vocês gostem!!
Beijos,
Jessica Curto
quarta-feira, 2 de setembro de 2015
Follow the Red Rabbit no Festival do Japão 2015
Oi pessoal,
tudo bem? Hoje venho trazer para vocês um vídeo muito legal do Follow the Red Rabbit sobre Festival do Japão que teve esse ano, espero que vocês gostem!!
Beijos,
Jessica Curto
tudo bem? Hoje venho trazer para vocês um vídeo muito legal do Follow the Red Rabbit sobre Festival do Japão que teve esse ano, espero que vocês gostem!!
Beijos,
Jessica Curto
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
Banda VAMPS no Brasil!!
Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Espero que sim, porque comigo está tudo ótimo!!!! Venho aqui super feliz divulgar uma notícia fantástica para todos os fãs de j-rock e de cultura japonesa, a banda VAMPS virá ao Brasil!!! \o/
É isso mesmo galera, a vontade de vocês foi realizada e todos aqueles apaixonados pela boa música do Hyde poderão concretizar o seu tão querido sonho no dia 27 de Setembro no Espaço das Américas em São Paulo.
Ai Jéssica do céu, amei a notícia, mas onde eu compro os ingressos?
É muito simples, é só clicar aqui que você já será direcionado para o site do ticket 360 onde estão vendendo os ingressos do show.
Ai Jéssica mas eu ainda tenho dúvidas de qual ingresso comprar e se posso pagar meia...
Calma, calma, o pessoal do street team da banda já pensou nisso tudo e montou uma explicação supimpa para você entender um pouco melhor como funciona, basta você clicar aqui e ver tudo lá no facebook!! ;)
Caramba Jé tudo isso é sensacional, mas eu não moro em São Paulo e agora?
Relaxa!! As caravanas estão prontas e disponíveis para você também, aqui você encontra tudo sobre elas e pode interagir com todo o pessoal que gosta da banda também!
Espero que tenham curtido e que aproveitem desse show que promete ser SENSACIONAL!!!!
Nos vemos lá pessoal!!
Um beijo, Jéssica Curto
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Red Rabbit - Comemoração do dia de Star Wars!! \o/
Oi galera,
tudo bem com vocês?? Espero que sim!!
Dessa vez venho trazer um vídeo super legal que a youtuber Koi fez para homenagear este dia tão incrível, que é o dia de Star Wars!!!
Está deliciosamente bonito ;)
Beijos,
Jéssica Curto.
tudo bem com vocês?? Espero que sim!!
Dessa vez venho trazer um vídeo super legal que a youtuber Koi fez para homenagear este dia tão incrível, que é o dia de Star Wars!!!
Está deliciosamente bonito ;)
Beijos,
Jéssica Curto.
domingo, 4 de janeiro de 2015
Vivendo no Futuro
Estamos em 2015, a Era Digital onde a tecnologia está em alta e o avanço é acelerado.
No filme De volta Para O Futuro II vemos as tecnologias imaginadas em 1989 para o ano de 2015.
Analisando o quanto mudamos e evoluímos neste curto período de tempo, resolvi fazer uma análise dos objetos que aparecem no filme com o que temos atualmente.
Previsões reais do filme:
Cinema 3D
No filme é mostrado a possibilidade de ver filmes em situações bem reais, hoje em dia isso não é mais uma grande novidade, visto o tanto de filmes que já foi lançado neste suporte cinematográfico.
Pedidos feitos por comando de voz
Nesta cena Marty faz um pedido de refrigerante para o homem na televisão a sua frente, embora hoje não tenhamos exatamente isso, possuímos algo semelhante nos celulares com os comandos de voz que nos guiam e nos mostram o que desejamos.
Grandes televisores de tela plana
Nem em 1989 (época em que o filme foi feito) e muito menos em 1985 (epoca em que o filme supostamente se encontra) existia a ideia ou a possibilidade de termos aparelhos televisivos com uma tela tão fina ou tão grande, este foi um pensamento completamente inovador para a epoca.
Óculos Tecnológicos
Em uma cena do filme na casa McFly o filho de Marty está usando um óculos totalmente diferente e tecnológico, hoje em dia, embora ainda seja uma novidade, já possuímos os Google Glass.
Vários canais ao mesmo tempo
Ainda não assistimos mais de um canal na televisão, mas podemos considerar isto como fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, e você vai me dizer que não fica no seu computador ou smartphone enquanto vê o seu programa preferido?
Chamadas por vídeo
Outra novidade da epoca que muito usamos hoje são as vídeo conferências, que por muitas vezes substitui os telefonemas.
O fim dos LD's e CD's
No filme eles aparecem empilhados e presos em sacos que irão para o lixo, já nós ainda temos a venda de CD's e DVD's, mas que não são tão utilizados quanto a alguns anos atrás, com a tecnologia da internet em alta, muitos preferem baixar suas músicas e vídeos ou então guardá-los dentro de pen-drives.
Combustível reciclado
No filme o doutor Emmett usa casca de banana, uma lata de refrigerante e o resto de seu conteúdo para criar combustível no seu DeLorean.
Nós ainda não temos este tipo de tecnologia, mas já pensamos nos biocombustíveis e nos combustíveis a gás, evitando ao máximo prejudicar o meio ambiente.
Roupas Coloridas
Até os anos 2000 as roupas possuíam um certo padrão de cor, de alguns anos pra cá as cores fortes e chamativas, principalmente nas calças tem criado grande fama, o filme previu isso perfeitamente.
Jogos com movimentos
Quando Marty McFly vai à lanchonete, encontra garotinhos tentando jogar um vídeo game usando movimentos, mas Marty explica que é necessário usar a arma acoplada.
Hoje em dia já temos vários jogos que não usam mais controles, como o Kinect ou o PS Move.
Projeções no estilo de data shows
No filme o prefeito faz um discurso em uma projeção semelhante às de data shows.
Podemos ver uma apresentação semelhante feita recentemente na Avenida Paulista em São Paulo.
Pagamento com cartão de crédito
Hoje podemos fazer compras através da internet usando apenas nossos cartões de crédito, o processo foi semelhante quando McFly apenas passou o seu cartão em um pequeno aparelho em sua própria casa.
Comidas que crescem
No filme a mãe McFly aparece com um pequeno pacote de pizza que ao colocar no microondas se torna uma pizza de tamanho real.
Muito embora nós não vejamos isto com frequência, no Japão já existem comidas que vem em pozinhos e se tornam grandes alimentos.
Aberturas com digitais
No filme não existem maçanetas, fazendo com que se use apenas a digital.
Já nós do futuro, ainda temos que ter nossas chaves, mas vemos muito isso nos celulares touch e nas senhas bancárias, algo que está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas.
Câmeras superfinas
Não é preciso dizer o quanto essa tecnologia está presente no nosso dia a dia, com as selfies em alta é o que mais vemos atualmente.
Previsões que estão distantes de se tornarem reais:
Carros Voadores
Infelizmente ainda não temos este facilitador, muito embora os carros tenham avançado consideravelmente desde 1989.
Roupas que se secam sozinhas
Quem dera poder pegar uma chuva a caminho da reunião sem se preocupar com o estado da sua roupa, bastando apertar apenas um botão hein?
Ainda não criamos esse tipo de sistema.
Cães que passeiam sem donos
Os animais ainda precisam da companhia de seus donos ou de um adestramento para poderem sair por ai sem se perderem.
Skate voador
Para ser sincera este é o meu maior desejo, mas infelizmente não existe nada semelhante ainda.
Como o filme se passa em 21 Outubro de 2015, vamos torcer para que algumas coisas se tornem realidade.
O mundo de hoje é rápido e exigente, a fluidez com que as novidades surgem é impressionante.
Espero que possamos aproveitar de todo este futuro em que estamos vivendo, mas sem nunca nos esquecermos da beleza e da simplicidade que a vida pode nos proporcionar ao deixarmos de lado de vez em quando toda essa tecnologia.
Jéssica Curto
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
De 2014 para 2015
2014 foi pra mim um ano muito difícil, um dos mais difíceis que já vivi nesses meus 21 anos de existência (e olha que já passei por uns bocados ai que muita gente nunca vai nem sonhar em passar...) e acho que foi um ano de muitas lições e descobertas (boas ou ruins, não vem ao caso).
Foi um ano que por muitos motivos eu gostaria de ter eliminado do mapa, mas que também me trouxe momentos e pessoas que agradeço por terem surgido na minha vida.
Um ano em que tive muitas aprovações e muitas reviravoltas, experiências novas e sentimentos diferentes, um ano difícil, complicado e cheio de porquês, mas que possuía escondido em sua capa obscura momentos verdadeiramente gloriosos.
Enfim ele está se despedindo de nós, e espero que neste 2015 coisas como estas do vídeo apenas se tripliquem!!
Feliz ano novo minhas pessoas queridas, muito obrigada por sempre me ensinarem algo, vejo vocês no ano que vem! ;)
Jéssica Curto
Marcadores:
alegria,
amizade,
Brasil,
desafios,
desilusão,
felicidade,
filosofia,
humor,
ideias,
mensagens,
Pensamentos,
população,
sentimento,
sociedade,
solidão,
tristeza,
vídeos,
youtube
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Um amor de Guia
Oiiiee pessoal, tudo em cima?
Estou escrevendo porque tenho uma super dica pra vocês, a Mayara Almeida (que foi quem nos deu a dica do livro Saga de Bravos da Patricia de Luna) nos trouxe dessa vez a dica do projeto da jornalista e escritora Natália Alcântara, achei muito interessante e uma forma genial de chamar a atenção para o caso da falta de cães guias aptos para guiar um deficiente visual, por isso, peço que vocês deem uma maior atenção para esta postagem.
No Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com baixa ou nenhuma visão. Apesar desse número, encontram-se no país menos de 100 cães-guia treinados e aptos para guiar um deficiente visual. Essa realidade chamou a atenção da jornalista Natália Alcântara, apaixonada por cães, que se encantou pelo tema para sua conclusão de curso na faculdade.
“A ideia do projeto Amor de Guia brotou com a vontade de realizar dois sonhos, produzir um livro e ajudar a divulgar a importância dos cães-guia”, destaca a autora, que hoje se divide entre uma assessoria de imprensa, a manutenção da fanpage Amor de Guia e com o voluntariado na Escola de Cães Guias Helen Keller - a primeira escola da América Latina ligada à Federação Internacional de Cão-Guia.
O livro “Amor de Guia: A história de cães que emprestam seus olhos para quem não pode ver” fala de sonhos e esperança, de superação, de vitórias e conquistas! A narrativa traz histórias vividas pelos usuários de cão-guia e serve como uma fonte de inspiração para aqueles que desejam ter um cão-guia e resgata a esperança de todos aqueles que acreditam no potencial dos animais e também das pessoas. Há também as experiências vividas pelos socializadores e os instrutores, responsáveis por ajudar o cão a graduar-se como um guia.
No entanto, o objetivo maior é alertar para a realidade distante entre o cão guia e o deficiente visual devido à falta de profissionais qualificados para realizar o treinamento e ao alto custo desse processo. As escolas e instituições que realizam esse trabalho só conseguem finalizá-lo devido a doações, ajuda de voluntários e apoio de empresas públicas e privadas.
Inovação para chegar às prateleiras
O livro, para ser publicado, precisa da ajuda de todos. Isso porque ele faz parte de um projeto de financiamento coletivo (ou crowdfunding) realizado pela Bookstart. A ideia é simples: um grupo de colaboradores contribui com determinadas quantias em dinheiro para que um projeto seja viabilizado.
Funciona assim: a Bookstart recebe uma proposta de campanha de um autor, analisa, aprova e coloca à disposição na web. Os leitores interessados podem então fazer uma colaboração em dinheiro (por cartão de crédito ou boleto) e, se o projeto atingir a meta preestabelecida, o dinheiro arrecadado é utilizado para viabilizar os custos de produção e distribuição do livro.
“O objetivo é oferecer um serviço que fique entre a autopublicação e o trabalho de uma editora profissional. "Vamos publicar com alguma qualidade e ao mesmo tempo dar capilaridade para autores independentes", afirma Bernardo Obadia, sócio da Bookstart.
E então, vamos ajudar??
Desde já, muito obrigada seus lindos!!
Um beijo,
Jéssica Curto
Marcadores:
Autor,
Brasil,
criatividade,
Escritor,
filosofia,
histórias,
ideias,
intelectualidade,
lançamento,
livros,
marketing,
mensagens,
Pensamentos,
população,
sociedade
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Anjo violado
Sabrina foi morta
A inocência transgredida
Mais que isso, violada
De forma brutal, a vida arrancada
Desejo sexual incontrolável de um ser
Que não pode ser chamado de humano
Dois anos apenas de ternura
Pequeno ser divino de uma mãe
Presente que demorou nove meses para chegar
Sabrina foi morta
Sem saber o que estava acontecendo
Difícil de acreditar que alguém possa fazer esse ato
Em um pensamento inimaginável como possa ter sido
Quanta dor deve ter sentido
Sabrina foi morta
A história contada no jornal de hoje
Amanhã será outra
Ninguém mais se lembrará
Sabrina foi morta
Os jornais não cumprem com o critério de eternidade
Ou apenas a memória que deixa de registrar para sempre
Sabrina foi morta
Escutei dizer que é normal, já aconteceu antes
Sabrina foi morta
Sabrina foi violada
Quero ser anormal
Desejo toda a anormalidade do mundo pra você
Sabrina jamais pode ser esquecida
Vanessa Silva
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Amor: artigo de luxo
Trilha sonora:
Por Vanessa Silva
Transformar toda a dor, de um amor perdido, em poesia é uma dádiva. É contribuir com a literatura, mais que isso! Com a alma. Talvez, muitos não compreendam uma alma apaixonada, mas o amor está aqui.
De alguma forma a inspiração é despertada. A alma não chora mais. Apenas se contenta de ter vivido um amor. Que seja esse amor imperfeito, bandido e profano. Apenas ame! É um luxo possuir um bem mesmo que ele não seja durável.
Os calculistas que me desculpem! Mas a frieza não está com nada.
Amar ou comprar uma bicicleta? Faça os dois! Um não tem a mesma sensação que o outro e com muita criatividade há quem os una.
Tempo desperdiçado só acontece quando o amor não é transformado em um belo poema. Há quem nunca amou e prefira passar a vida se gabando por isso. O que eu acredito que seja uma bobagem. Vida sem poesia, amor sem vida, poesia sem amor?
O sentimento tem que ser experimentado. Sonho reinventado. Lágrimas usadas. Adeuses temporários. O sofrimento é opcional. O amor existe.
Marcadores:
alegria,
amor,
escrever,
felicidade,
filosofia,
humor,
ideias,
mensagens,
Pensamentos,
poema,
população,
sentimento,
sociedade,
solidão,
tristeza
sábado, 18 de outubro de 2014
Saga de Bravos de Patrícia de Luna
Fala minha gente, tudo bem por ai??
Venho com mais uma novidade super legal pra vocês, meus
queridos leitores.
Estava checando os meus e-mails quando de repente me deparei
com uma proposta muito bacana, a assessora da autora Patrícia de Luna me enviou
um e-mail com a sugestão de divulgar aqui no blog um livro épico que promete
fascinar quem curte um romance bem contado e repleto de curiosidades sobre a
história mundial.
Saga de Bravos
Épico brasileiro viaja pelos momentos mais marcantes da
história mundial
Uma viagem pela história medieval. Um amor de dois mil anos.
A busca pela paz na Terra. Saga de Bravos! Esse é o novo romance de fantasia
histórica, da autora Patrícia de Luna, que já provoca entusiasmo entre os
apaixonados por livros que mesclam pesquisa histórica e ficção e será lançado
na Bienal de São Paulo, dia 28 de agosto.
Saga de Bravos traz uma incrível história envolvendo três
personagens principais cujas vidas se encontram entrelaçadas há milênios, desde
a época de Jesus Cristo. Um triângulo amoroso, onde dois homens imortais
caminham na Terra disputando o amor de uma incrível e improvável mulher, que
sempre renasce e vive dividida pela impossibilidade de ficar com o seu eleito.
Na história, o livro foi escrito pela esposa do alquimista
Flamell, guardado por uma irmandade em Rennes-le-Château e narra a história do
judeu da Grécia, aquele que carregou a cruz de Cristo, Simão, e, sobre outro
homem que tornou-se imortal no dia da crucificação: Barrabás. Em uma viagem entre o passado e presente,
esses dois personagens atravessam o tempo com objetivos diferentes: um busca
sua amada a cada reencarnação, o outro busca o Apocalipse. Os dois também têm
uma visão antagônica sobre a humanidade, mas estão condenados a cavalgar juntos
até o Armagedon, um do lado dos templários e o outro de Hassassins.
Seus caminhos se cruzam novamente em 2012 e ganham uma nova
protagonista: Ariadne. Integrante de uma ordem mística, essa mulher linda e
misteriosa, guarda segredos que poderão mudar o rumo da humanidade.
Uma saga épica, com passagens históricas (crucificação de
Jesus Cristo, Cruzadas Cátaras, Corte do Rei Arthur, Santo Graal), lugares
sagrados, aventura, fantasia, amor, sexo, encontros, desencontros, guerras e
paz. Esta fantástica história realmente faz com que o leitor se encante,
emocione e perca o fôlego em uma busca incessante, alucinante e misteriosa.
A Saga de Bravos tem book trailer e tudo, confiram!!
E como começou tudo isso? Vocês devem estar se
perguntando...
A autora passou 10 anos pesquisando, estudando e escrevendo
para TV na Europa e acabou percebendo que com tantos segredos desvendados e
conhecimento adquirido, tudo que ela vivenciou poderia servir como base para
seu terceiro livro.
Um pouco mais sobre a Autora:
Bisneta de condessa espanhola, descendente do último
antipapa da história, Patrícia Carneiro de Luna é uma enciclopédia histórica
ambulante. A escritora, formada pela Shakespeare Company, em Londres, passou
cerca de duas décadas viajando ao núcleo das histórias mais marcantes do mundo
e o resultado disso foi a conquista de um intenso conhecimento que acabou
servindo de pesquisa para Saga de Bravos.
Em diversas aventuras e viagens pelo mundo, ela coletou não
só fatos históricos, mas viveu experiências, desde viver um tempo com Druidas,
passando por praticar arquearia, até morar num convento, o que transmite a real
dimensão do que escreve. No Brasil, escreveu um musical que esteve em cartaz no
Rio De Janeiro e escreveu o conto de fadas, publicado pela Réptil Editora, que
proporcionou um encontro transformador em sua vida: Christina Oiticica, esposa
de Paulo Coelho, que ilustrou seu primeiro livro e teve sua biografia escrita
por Patrícia De Luna.
O resultado da amizade entre as duas, também rendeu frutos
para Saga de Bravos. Pois, a escritora desvendou histórias mágicas no Sul da
França, quando ficou hospedada na casa de Christina e Paulo Coelho em St Martin
e através deles conheceu personagens fantásticos do Caminho de Santiago, que
estão no Livro: Como um templário e um hospedeiro que faz o ritual da queimada.
E provavelmente a união de todos esses fatores e aventuras
já fazem de Saga de Bravos um sucesso, antes mesmo do lançamento – previsto pra
Setembro. A autora já conquistou mais de dois mil seguidores em sua página
destinada ao livro no Facebook e tem um séquito de fãs à espera da Saga que
promete ser um dos maiores sucessos literários de 2014.
O livro foi lançado na Bienal do Livro desse ano, ou seja,
fresquinho para chegar nas suas mãos!!
Vocês não vão deixar essa oportunidade passar né? Então
comprem já, o link segue abaixo!
Ah!! Mais uma coisa, ela me propôs escolher uma das épocas
históricas e locais do mundo onde o livro se passa para fazermos um bate - papo
exclusivo (Celtas, Cataros, Templários,essênios; Inglaterra, Espanha, Portugal,
Israel,Itália,Marrocos) e eu resolvi deixar para VOCÊS, meus leitores, a
escolha, então me digam o local que vocês gostariam de saber um pouco mais,
para discutirmos com a autora!!
Estou ansiosa e curiosa para ler mais esta obra que promete
ser um livro que vai marcar a história, e vocês??
Beijocas,
Jéssica Curto
Marcadores:
atualização,
Autor,
bienal do livro,
Brasil,
Editora,
Escritor,
ficção,
filosofia,
histórias,
lançamento,
livros,
marketing,
população,
sociedade
domingo, 31 de agosto de 2014
Por onde andam as pessoas que transformam o mundo?
Trilha sonora:
É, pois é, a vida anda cada vez mais chata, essa cor preto e branco sem graça, onde todos são estranhos e o meu modo de ver o mundo parece ser totalmente louco, quando na verdade deveria ser simples...
Eu só sigo o que me venderam a vida inteira, os ideais de sociedade correta, coerente, de moça certa (com pensamentos fortes, porque foi assim que mamãe me criou, para nunca depender de ninguém!)
Mas o que eu vejo cada dia mais são pessoas se vendendo pelos motivos mais absurdos possíveis, mulheres não se dando o devido valor para conquistar aquele bonitão bem sucedido, ou aquele cara pegando todas apenas para pagar de galã... e me pergunto porque as pessoas pararam de ser sinceras umas com as outras? Quando foi que elas simplesmente desistiram de buscar as pequenas e simples coisas que valem a pena na vida?
Será que isso um dia afinal existiu ou foi apenas uma grande ilusão da minha cabeça??
Estou cansada de olhar para estes sorrisos falsos e estas conversas sem vida e sem propósito... é pedir demais querer mais do mundo?? Querer aventuras saudáveis e ideias geniais??
Onde estão as pessoas inteligentes, aquelas que nos fazem levantar da cadeira, abanar a poeira e nos mexer com vontade??
Onde estão os grandes transformadores?
Será isso uma grande ilusão da minha mente viajante?
Deus, eu espero que não, eu realmente espero que não!!
Jéssica Curto
sábado, 26 de julho de 2014
A culpa nada transgride: apenas obstrui a evolução da alma
Por Vanessa Silva
Quando deixamos de amar alguém que nos deu amor. Sentimos a culpa. Ela nos segue ou apenas somos nós que não a abandonamos.
Ao sair do trabalho com uma sacola de comida exalando o aroma até a outra esquina, em no momento seguinte se deparar com duas crianças, moradores de rua, sem nada para comer, ofereceu toda a sua refeição, mesmo com muita fome. Isso é culpa. Poderíamos dizer que foi um ato nobre de pura solidariedade, todavia sabemos que foi gerada uma culpa, como se fossemos responsáveis por toda desgraça que foi lançada sobre a terra.
O conflito interno na maioria dos seres humanos é causado pela falta de compreensão de si mesmo. Pelas renuncias de felicidades, nessa hora a alma fica inconformada com a ausência de coragem.
O pecado seja ele qual for é uma forma de transgressão. Afinal, se é necessário um momento para ser lançado além do permitido, também não devemos pensar no pecado de modo pejorativo. Pois enquanto houver o ser humano sempre haverá o pecado.
A culpa nos consome. Ao trair nós mesmos, lidamos com a hipocrisia de atuar como fantoches de um público autoritário e que não permite erros. Essas ações impedem a capacidade de construir os alicerces da própria felicidade.
Convivemos mais com a culpa do que imaginamos. Somos mais religiosos do que percebemos. Culpei-me tanto por ceder às minhas vontades. Ao me preocupar tanto com o pecado que não aproveitei a transcendência, a minha evolução.
A culpa que insiste em martelar aqui dentro: pode vir em forma de água, de fúria ou sair arrastando tudo, mas a única maneira de conter, sem deixar resquícios de arrependimento, é se conformar que tinha que ser assim.
No cotidiano não é corriqueiro as pessoas comentarem sobre o vazio que existe dentro de cada um. Entretanto, ele está lá o tempo todo.
Lançar-se no trabalho com a intenção de preencher o vazio. Doar-se para um templo religioso. Privar-se de itens de vaidade, vestuários e comidas. Deixar de fazer sexo. Estas são apenas algumas de muitas ações que o ser humano se priva em prol de obter o perdão. A culpa está em nós mesmos – ela está em você.
Muitas das atitudes daqueles que creem em Deus pode sim ser consideradas como bondade, espiritualidade e os mais belos sentimentos, todavia, tudo pode se resumir como: Culpa.
São inúmeras as formas que as pessoas têm que pagar uma dívida com Deus. Como se sentissem culpados por não conseguirem resolver os próprios problemas.
A culpa sempre vai nos acompanhar, não tem jeito de nos livrarmos dela, simplesmente é necessário a apreender a conviver.
Sempre será esse circulo vicioso. Criam uma regra, depois como é proibidos todos querem fazer. Enquanto não realizam o desejo, julgam-se o tempo todo por querer fazer. Até o ponto, em que não conseguem mais parar de pensar em como vão saciar a vontade. Quando chega o ponto que não tem como não cometer o erro, em um momento insano de em que se lançam eles transcendem. O desejo foi cumprido. O prazer exaltado.
A sensação de alívio é inevitável. Entretanto, a transgressão da alma já ocorreu. A consciência já percebeu a presença do pecado.
O pecado se faz presente: A culpa se instala. Só há uma coisa a se fazer. Punir-se.
quinta-feira, 24 de julho de 2014
4 Dicas para Economizar Comprando Livros na Internet
Por Duarte Junior
Por esses e outros motivos, os apaixonados em leitura sempre procuram aumentar a quantidade de livros em sua estante, ou pelo menos a quantidade de livros já “devorados”. Pensando em você que pretende comprar alguns livros para completar ainda mais a sua estante, eu separei aqui 4 dicas importantes para economizar comprando livros na internet.
1 - Sebos Online
Como nas lojas físicas, os sebos online são uma ótima opção para busca do livro desejado. Por se tratar de um comércio de exemplares já utilizados, o preço dos livros estão bem abaixo dos cobrados em livrarias. Procurar exemplares dos livros em sebos pode ser uma ótima opção caso o sebo tenha um comprometimento em comercializar apenas livros bem conservados, ou disponibilizar fotos e descrições caso o livro já esteja bem “acabado”.
Um sebo online bem legal de se verificar é o Livronauta*, um sebo online que funciona como uma loja de pesquisa com mais de 4 milhões de livros em mais de 500 sebos do país. Uma ótima opção para adquirir um livro sem gastar muito.
2 - Ofertas Exclusivas
Sites que possuem vendas em diversos setores, como Extra* e Americanas* por exemplo, geralmente disponibilizam ofertas apenas para as compras online. Procurar as ofertas disponíveis para o setor de livros é uma boa dica para encontrar exemplares novos por preços bem acessíveis.
Além de poder encontrar o livro desejado, os preços baixos em livros novos podem te influenciar a conhecer novos autores e obras, desprendendo você de um padrão pré-selecionado que conta apenas com livros conhecidos. Uma ótima dica para gastar pouco dinheiro, comprar um livro novo e conhecer novos autores.
3 - Descontos Personalizados
Outra dica muito boa pra quem pretende comprar livros novos e economizar bastante é procurar saber se o site, loja ou livraria possui descontos personalizados ou parcerias de venda na hora de comprar seus livros.
Um exemplo de desconto personalizado é o cupom de desconto Saraiva* , um desconto único e customizado que é disponibilizado pela livraria e que além de proporcionar um desconto bacana ainda devolve uma porcentagem do dinheiro de volta.
4 - Site de Troca de Livros
Para economizar um bom dinheiro, melhor que gastar pouco é não gastar. Para os desapegados aos livros e que sempre emprestam ou trocam seus exemplares com os amigos, os sites de trocas de livros são totalmente aconselhados para quem quer ler novos livros sem gastar com isso.
O Livralivro* é um site que proporciona aos usuários trocarem quaisquer livros desejados entre si. Para usar é bem simples, basta entrar no site, se cadastrar e disponibilizar em seu perfil os livros que você pretende trocar. Sempre que alguém “pegar” um livro de você, você terá o direito de pedir qualquer livro disponível por qualquer usuário. Muito simples.
Com essas dicas não haverá mais desculpas para não ler novos livros. Seja comprando ou trocando, ler novos livros te proporcionará novas experiências e sensações únicas.
Sites dos locais indicados:
*Livronauta: https://www.livronauta.com.br/
*Extra: http://www.extra.com.br
*Americanas: http://www.americanas.com.br/
*Cupom de desconto Saraiva: http://www.poup.com.br/cupom-desconto/saraiva
*Livralivro: http://www.livralivro.com.br/
sábado, 21 de junho de 2014
Amor
Trilha sonora:
Eu sempre fui uma pessoa completamente romântica, acho que como boa pisciana às vezes chego a exagerar na criatividade com que imagino certas coisas, e quando vejo já estou fazendo mil e um planos que poderiam se tornar reais se vivêssemos em um mundo ao qual as pessoas apenas quisessem desfrutar do belo com sinceridade e bondade.
Em todos os meus relacionamentos sempre tentei ser o mais atenciosa e carinhosa possível, e talvez esteja ai o meu grande erro, porque na verdade, quanto mais analiso mais percebo que as pessoas dão real valor para aquilo que não lhes da o devido valor, que elas no fundo são todas masoquistas, pois quando conseguem conquistar o que tanto desejam a graça simplesmente se esvai...
Talvez seja por isso que eu ame tanto os meus livros, dentro deles podemos viajar sem culpa e idolatrar aquele momento eternizado naquelas páginas, em um mundo que até pode não ser real, mas que nos da à sensação de perfeição única.
Em todos eles eu busco o meu príncipe encantado, e não estou me referindo ao personagem principal e gostosão, mas sim aquele que vai me deixar delirando pelo seu jeito doce, atencioso e às vezes até brutal, mas que terá um lado totalmente único, porque é isso o que eu busco nos meus parceiros, o seu modo único de ser.
E por mais que se diga que as mulheres deveriam amadurecer e parar de ler determinados livros conforme os anos passam, eu não concordo, por que as meninas amavam tanto Crepúsculo? Porque retratava exatamente aquilo que nós sempre sonhamos, um garoto perdidamente apaixonado que faria qualquer coisa para tê-la junto de si.
Porque no fundo é apenas isso o que desejamos, não a beleza nem o dinheiro, mas o carinho, uma peça fundamental que anda faltando na sociedade moderna.
Porque os livros de Nicholas Sparks vendem tanto? Porque ele sabe o que uma mulher realmente deseja, e como nesta sociedade machista que vivemos é difícil de encontrar este romantismo magnífico, então ele os vende para alegrar o nosso coração.
E com isso eu percebo que a leitura é o melhor romance que alguém pode possuir, transformado no caos ou nos campos tranquilos de uma Inglaterra antiga, o importante no fim das contas é apenas o que sentimos dentro de nossos corações.
Amor sempre foi a grande resposta para tudo, apenas... Amor!
Jéssica Curto
quinta-feira, 27 de março de 2014
Muito obrigada!!
Trilha sonora:
Hoje eu aprendi muitas coisas.
Hoje eu aprendi muitas coisas.
Aprendi que não sou a única louca que coloca ''trilha
sonora'' nos textos que faço para vocês.
Descobri que não sou a única que escreve desse jeito
colocando como ''poesia'' mesmo não sendo.
E descobri que isso de fato não é poesia
é apenas uma forma de escrever (hahahaha)
Descobri que sempre errei no modo de fazer minhas postagens,
eu nunca entendia porque as pessoas simplesmente não liam ouvindo a música que
foi a grande inspiração ou que combinava com o texto.
Agora entendo.
Ele me ensinou, entre outras coisas isso também,
ele me ensinou que o amor existe de verdade,
ele me mostrou que homens de caráter que achamos que é
ilusão das nossas tolas mentes femininas são mais reais do que podemos imaginar,
que o príncipe encantado está em cada detalhe, em cada ponto
de vista.
Eu me apaixonei pela escrita dele,
me apaixonei pela história dele,
me apaixonei perdidamente pelo blog dele.
Não me lembro como, juro, simplesmente encontrei o blog dele
ontem (provavelmente fuçando no face alguma coisa) e dei uma lida em alguns
textos.
Estava amanhecendo e eu precisava dormir, meu corpo
pedia por isso
então fechei tudo e fui pra cama, um pouco mais alegre.
Uma pessoa que está passando por turbilhões de coisas...
vocês sabem, a vida não anda muito fácil pro meu lado, e de
repente eu vi um fino fio de luz e esperança no fim do túnel...
acordei hoje, não tinha dormido muito, o que é estranho para
alguém que anda passando os dias debaixo dos cobertores sem querer saber de
nada,
me espreguicei com vontade e arrumei a casa cantarolando
depois de tanto tempo.
Aquela energia se foi mais rápido do que eu gostaria e logo estava
novamente sentada no sofá da sala, pensando em um bom motivo para continuar
vivendo,
e então ele veio na minha mente e resolvi ler
e li
li tudo
passei horas entretida naquelas linhas,
naquelas histórias.
O meu senso de curiosidade sempre foi imenso
eu gosto de ouvir histórias, pedaços de vida...
Ontem fiquei com vontade de adicioná-lo, mas qual seria a
minha diferença das outras tantas pessoas?
O que mudaria na vida dele?
O que mudaria na minha?
Deixei pra lá...
Hoje estava lendo o último texto, a última linha, meu
coração já estava estourando com todas aquelas emoções,
minhas lágrimas já escorriam descontroladamente por meu
rosto
eu queria transformar tudo aquilo em livro, em filme...
eu queria poder falar pra ele o quanto ele estava sendo
maravilhoso
o quanto ele estava conseguindo me salvar da desgraça que
anda sendo a minha vida, sem ao menos me conhecer
eu queria poder estar junto dele nos momentos mais difíceis
e também poder fazê-lo feliz das melhores formas possíveis...
queria poder dar um abraço apertado, desses que a gente não quer largar,
queria poder dar um abraço apertado, desses que a gente não quer largar,
eu queria poder dizer pra ele o quanto gostaria de poder
conhecer o seu pai,
dar-lhe um abraço profundo e dizer que estou torcendo para
que ele viva por muitos e muitos anos ainda, que eu já o amo só pelo seu jeito carismático de ver o mundo e de lutar por ele
pensei em adicionar e mandar uma mensagem simplória, porém sincera, juntando as palavras mais bonitas possíveis para
expressar todo esse sentimento repentino que ele me causou,
ele me fez ver que a vida vale a pena e isso não tem preço.
Se ele estiver namorando, a namorada que me perdoe por tudo
isso, tenha a plena certeza de que você tem um homem maravilhoso em mãos... a
intenção não é essa, eu simplesmente queria ser uma amiga, mas eu sei que
amizade com homens comprometidos é um problema para as namoradas...
eu sendo ciumenta como sou entendo perfeitamente...
se ele não estiver, bom, seria ótimo poder conhecê-lo um
pouco mais...
e eu realmente acho que vocês deveriam conhecê-lo também,
porque não apresentá-lo para o maior número de pessoas possíveis seria como
negar comida para os necessitados... Então por favor, por favor, leiam o blog
dele, é a melhor coisa que alguém já fez na internet!
E eu fico me perguntando o que faria ele ler tudo isso, ele
entender tudo o que eu estou tentando dizer... Mas ele não é qualquer um, e eu
sei que de um jeito especial ele vai entender... porque ele é especial, ele é
completamente único!
Piscianos tendem a serem românticos, melosos e extremistas
com algumas coisas, mas eu me identifiquei tanto, de uma forma tão única, que
simplesmente não consigo colocar em palavras... É como se eu tivesse finalmente encontrado
neste grande mar azul, um peixinho que entendesse outro peixinho...
ele me mostrou que o mundo ainda tem salvação, que pessoas
boas ainda existem, basta você procurar no lugar certo, ou... dar a sorte de
encontrar por ai um blog excepcionalmente fantástico!
Obrigada, obrigada querido Ique, muito obrigada!
Um beijo imenso daquela que se considera uma novata, porém,
fiel fã
Jéssica Curto
PS: A referência do nome do blog com o Barney de How I Met Your
Mother só torna tudo muito mais fantástico!!! *-*
PS2: A música foi a inspiração para o texto, me desculpe...
PS2: A música foi a inspiração para o texto, me desculpe...
Marcadores:
alegria,
amizade,
amor,
blog,
carta,
felicidade,
filosofia,
histórias,
ideias,
Pensamentos,
poema,
população,
sentimento,
sociedade,
solidão,
tristeza,
vida
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Capítulo 1 - O Bar
Estava ela ali sentada naquele lugar já havia pelo menos uma hora e meia. Os dedos titubeavam na mesa bamba de madeira, era muito pontual sempre com tudo e com todos e isso a tornava exigente, pois não gostava que os outros não o fossem para com ela.
Os olhos azul-esverdeados estavam ardidos e cansados, com suas pálpebras levemente cerradas, os cabelos cacheados bagunçados presos em um coque mal feito no topo da cabeça, o corpo recostado preguiçosamente sobre a cadeira, as pernas levemente estendidas no chão, deixando suas lustrosas botas pretas no meio do caminho dos passantes.
Olhou para o relógio que estava dependurado naquela parede imunda em cima das bebidas expostas do bar e suspirou lentamente, ele não iria aparecer e talvez fosse melhor assim, afinal de contas, tudo tem um por que.
Se levantou espreguiçando-se e deixando uma nota em cima da mesa se retirou do local fétido e pútrido à passos largos.
Sua bunda vibrara e automaticamente sua mão fora em direção ao celular que estava no bolso de trás da calça, olhou rapidamente para a mensagem ''Me perdoe, mas vai ter de ficar para a próxima... '' era sempre assim, ela já deveria estar acostumada. Seu dedo clicou no botão excluir e logo em seguida voltou a guardar o minúsculo aparelho, teria de fazer sozinha e o faria, como tudo na vida.
Pegou sua calibre 38 escondida por debaixo da jaqueta e começou a correr, se era para ser assim, então que assim fosse e que a guerra começasse!
Os olhos azul-esverdeados estavam ardidos e cansados, com suas pálpebras levemente cerradas, os cabelos cacheados bagunçados presos em um coque mal feito no topo da cabeça, o corpo recostado preguiçosamente sobre a cadeira, as pernas levemente estendidas no chão, deixando suas lustrosas botas pretas no meio do caminho dos passantes.
Olhou para o relógio que estava dependurado naquela parede imunda em cima das bebidas expostas do bar e suspirou lentamente, ele não iria aparecer e talvez fosse melhor assim, afinal de contas, tudo tem um por que.
Se levantou espreguiçando-se e deixando uma nota em cima da mesa se retirou do local fétido e pútrido à passos largos.
Sua bunda vibrara e automaticamente sua mão fora em direção ao celular que estava no bolso de trás da calça, olhou rapidamente para a mensagem ''Me perdoe, mas vai ter de ficar para a próxima... '' era sempre assim, ela já deveria estar acostumada. Seu dedo clicou no botão excluir e logo em seguida voltou a guardar o minúsculo aparelho, teria de fazer sozinha e o faria, como tudo na vida.
Pegou sua calibre 38 escondida por debaixo da jaqueta e começou a correr, se era para ser assim, então que assim fosse e que a guerra começasse!
Continua...
Jéssica Curto
sábado, 4 de janeiro de 2014
Humanidade no Papel
Cadeiras enfileiradas, pessoas em ordem alfabética. Eu sento, olho o papel sobre a mesa e pego minhas canetas. A tinta escorre pelo impresso nas direções propostas pelos meus dedos ao traçar fórmulas, explicações, justificativas e opiniões. Rasuras, erros e correções também estão presentes. Eu não me importo se receberei a nota máxima, mas gosto de ter a certeza que pude extrair de minha cabeça o máximo possível, de exaurir toda a minha energia pensante por apenas alguns momentos, estimuladas por inúmeras sinapses que meus neurônios são capazes de gerar entre si. As informações ficam no documento.
Ruas construídas na cidade, pessoas em ordem cronológica. Eu ando, noto os indivíduos ao meu redor e começo a agir. Minhas atitudes geram consequências e efeitos nas pessoas de acordo com a minha maneira de pensar. Eles se aproximam, se afastam, apaixonam-se, desprezam-me. Eu não me importo com a opinião de todas as pessoas, mas tenho extrema preocupação e zelo com as amizades e amores que cultivei, pois toda essa interação ajudou a formar o que me constitui hoje. Minhas memórias permanecem em minha cabeça.
Talvez a vida não seja muito diferente de um pedaço de papel. O que está escrito, o que foi amassado, riscado, pisoteado, rasgado, guardado e cobiçado nos papéis pode ser comparado com o que foi dito, ouvido, notado, feito, desprezado, repensado e lembrado nos seres vivos. Esses traçados constituem o ser por trás de todas essas ações. As ações dos humanos fabricam e modificam a humanidade das pessoas. É o que nos torna tão iguais e tão diferentes. É o poder de criar e destruir, capaz de fazer milagres e desgraças.
O que importa não é fazer o certo, rumo à perfeição, mas sim agir com todas as forças para reproduzir no mundo o que o sujeito acredita ser o correto, de forma a evitar o surgimento de arrependimentos e amarguras. Não se necessita ser espetacular, mas viver de maneira consciente é imprescindível.
Lucas de Figueiredo
Ruas construídas na cidade, pessoas em ordem cronológica. Eu ando, noto os indivíduos ao meu redor e começo a agir. Minhas atitudes geram consequências e efeitos nas pessoas de acordo com a minha maneira de pensar. Eles se aproximam, se afastam, apaixonam-se, desprezam-me. Eu não me importo com a opinião de todas as pessoas, mas tenho extrema preocupação e zelo com as amizades e amores que cultivei, pois toda essa interação ajudou a formar o que me constitui hoje. Minhas memórias permanecem em minha cabeça.
Talvez a vida não seja muito diferente de um pedaço de papel. O que está escrito, o que foi amassado, riscado, pisoteado, rasgado, guardado e cobiçado nos papéis pode ser comparado com o que foi dito, ouvido, notado, feito, desprezado, repensado e lembrado nos seres vivos. Esses traçados constituem o ser por trás de todas essas ações. As ações dos humanos fabricam e modificam a humanidade das pessoas. É o que nos torna tão iguais e tão diferentes. É o poder de criar e destruir, capaz de fazer milagres e desgraças.
O que importa não é fazer o certo, rumo à perfeição, mas sim agir com todas as forças para reproduzir no mundo o que o sujeito acredita ser o correto, de forma a evitar o surgimento de arrependimentos e amarguras. Não se necessita ser espetacular, mas viver de maneira consciente é imprescindível.
Lucas de Figueiredo
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Mensagem aos amigos
O ano que está terminando bateu todos os recordes. Do trânsito, do PIB, das mensagens de texto, das horas sem descanso e da correria nossa de cada dia. Foi o ano do colapso das vias urbanas, da saturação de uma São Paulo que sobrevive à base de pontes de safena: um corredor de ônibus aqui, uma nova estação ali... E assim vamos andando. A infraestrutura da cidade fica sobrecarregada e com ela, os nossos corações. Ninguém se esforçou mais do que eles nesses doze meses. Atravessaram a cidade em dias de chuva, trabalhando ou estudando em ambientes claustrofóbicos. Choraram em dias terríveis e sorriram com o retorno do Sol. E hoje estão aqui conosco, dentro de nós, esperando o amanhã e refletindo sobre ontem.
Muitos começaram um emprego nesse ano, outros, um namoro, alguns visitaram lugares inéditos e sentiram o vento das novas ideias. Apesar dos momentos de ar puro, houve também as obrigações do dia-a-dia, que por vezes sufocaram sujeitos cuja única forma de se expressar era por meio de um computador. Que bom que os PCs existem, mas é uma pena estarmos sufocados. Não era pra ser assim em tempos de culto extremo à tecnologia. Os drivers estão aí para nos ajudar, mas ainda precisamos de nós mesmos, e que bom que continua assim! As ferramentas devem ser um meio para um determinado fim, um objetivo específico, não apenas um meio para ter mais meios. Os Whatsapps da vida nos levam mais rápido à mente das pessoas, mas são as nossas ideias e valores que chegam a seus corações. Ainda não inventaram um seguro para a solidão e nem um aplicativo para o amor verdadeiro. É preciso ir além das plataformas digitais e promover a verdadeira interação entre as vidas das pessoas, e isso pode ser feito com os mais simples sentimentos. Mas não é fácil fazer o que é certo.
É complicado viver num mundo eficiente da indústria e caótico na saúde. As pessoas querem viver a utopia do mercado e ficam doentes do corpo e da mente. Depois, culpam somente o Estado, mas deixam as empresas cortarem funcionários e precarizar as profissões. Quem quer pensar o Brasil precisa enxergar a corrupção que vai além da política, aquela que está em quase todo o país. Precisa notar que o modo de vida dos privilegiados faz mal a toda a coletividade.
Fica difícil, por exemplo, andar numa cidade na qual ricos pegam o carro, vão à academia e passam duas horas numa bicicleta que não anda. Um mundo onde achamos o máximo falar ilimitado por 30 centavos sendo que pessoalmente ainda é de graça. É claro que a ligação encurta a distância e mata a saudade. É claro que outras tecnologias podem ajudar, mas é sempre até certo ponto. Pelo triplo da metade compramos o dobro e achamos que gastamos menos. A nossa salvação não está no próximo lançamento do mercado. Essas coisas deveriam nos servir e não nós a elas.
Os problemas pós-modernos são complexos, ainda não temos claras respostas. O cotidiano, por exemplo, está sempre melhorando num ponto e piorando no outro. Nós, por exemplo, não somos criaturas perfeitas, nem sequer sabemos como seria a perfeição. Às vezes pisamos na bola sem perceber e queremos ganhar em todas as frentes. Em outras nos fechamos a ideias que poderiam fazer bem a nós mesmos e ao próximo, e nos trancamos em pensamentos sem janelas. Até porque, convenhamos, lá fora não se acha gente compreensiva assim tão fácil. Tudo é complexo, tudo tem lado bom e lado ruim, tem dúvida e diversos pontos de vista. Ainda assim, existe algo que indiscutivelmente precisamos fazer: precisamos buscar mais equilíbrio para os nossos dias. Consumir é natural, consumismo é insustentável. Conhecer pessoas é fundamental; amar, mais ainda, mas conhecer é muito mais do que olhar. Duzentas curtidas animam, mas não mais que um abraço. Viajar é belo, navegar é preciso, visitar é divino... Porém é triste dar a volta ao mundo sem ir ao fundo de si mesmo.
E essa tarefa de melhorar a vida é minha, é sua e de todos nós. Afinal, é juntos que construímos a cidadania. A discussão inteligente tem de ser incentivada. Os problemas estão aí. Fugir deles é simplesmente fugir da vida.
No ano que vem, eu espero que possamos enfrentar os nossos desafios de cabeça erguida e superar, novamente, todo o cansaço e a incompreensão, toda a correria e o medo. Através do amor. Ele não faltou esse ano. Ele apareceu nos mais sublimes (e também delicados) momentos do calendário. Nas horas de dor e de alegria, nos instantes solitários e redentores. E vai estar conosco ainda mais forte, em cada rua agitada que atravessarmos, em cada projeto que avançar pelas madrugadas, em cada porta de Metrô que se recusaea fechar. Que a porta da esperança, essa sim, não aceite ser batida, que esteja sempre aberta aos sonhadores, aos amigos da paz e da união. É na dificuldade que crescemos.
Juntos, poderemos vencer os desafios mais uma vez. Venceremos a noite e chegaremos inteiros na manhã. Que 2014 seja repleto de arte, saúde, respeito e vitória para todos os amigos.
Rafael Cardoso
Marcadores:
alegria,
amizade,
amor,
desafios,
diversão,
felicidade,
filosofia,
humor,
ideias,
mensagens,
Pensamentos,
poema,
população,
protestos,
sentimento,
sociedade
Assinar:
Postagens (Atom)




























