Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Precisa-se Amante

Para quando não houver atenção para mim
Para quando não tiver com quem falar
Para quando ficar de lado
Para quando a cama não for quente
Para quando o adeus for mais reconfortante
Do que até breve
Para quando me sentir mais vazio com você
do que completo com você
Para quando seus beijos bons forem lembranças
Para quando sentir que não faz falta
Precisa-se amante para tampar
Um buraco que você não sabe tampar
Precisa-se amante para tampar
Um sentimento que não sabe satisfazer
Precisa-se amante para um lugar
Que era somente pra você.

Leonardo Ragacini

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sobre escrever



Se alguém nos pergunta o que é escrever, é como se perguntasse o que é literatura ou o que é arte, pois as respostas são infinitas. Mas quem gosta do ofício não se cansa em criar algumas. Aí vão elas.

Em primeiro lugar, escrever é uma forma de se expressar, ou seja, um tipo de linguagem. Essa arte é, antes de tudo, a arte de se comunicar. Até aí, nada demais. O mistério é: por que algumas pessoas olham para o céu e conseguem derramar palavras numa folha, como se elas fossem as gotas da chuva? Escrever também é, por consequência, a externalização do pensamento, ou seja, das nossas ideias. Dependendo da forma como elas são apresentadas, são compreendidas ou não, são usadas ou esquecidas, desprezadas ou apreciadas pelo queridíssimo, misterioso e imprescindível leitor.

O leitor. É a ele que nos dirigimos quando escrevemos. A partir dessa obviedade, podemos concluir que escrever é uma tentativa fascinante de transmitirmos as nossas vidas, os nossos sentimentos e pensamentos, para os outros. Fazemos isso simplesmente porque há coisas que só um papel pode dizer. Coisas que, ao serem ditas em voz alta, talvez fiquem menos belas e compreensíveis.

Mas eu diria que o melhor da arte de escrever é a liberdade que ela traz apesar das regras gramaticais. É um mistério: a gramática é sempre a mesma; porém, é com ela que fazemos textos só nossos. Por isso, é com toda a certeza que digo que não há nada mais democrático do que as palavras.

Poucos sabem que a arte é para todos e pode ser feita por qualquer um de nós. Nem todos são, por exemplo, mestres das letras, mas há quem olhe de modo único para as cores de um quadro. Existem aqueles que têm voz angelical ou que interpretam com perfeição. No caso de quem gosta de escrever acontece que, ao ver algo belo, ao sentir aquele instante que provoca o pensamento e o coração, procura traduzir (ou melhor, dar novas cores) aquilo que viu ou sentiu sob a forma de palavras num papel. Isso para que o pensamento de cada um possa reagrupar e interpretar as palavras como bem entender, a fim de sentir a beleza do mundo por meio do nosso alfabeto ocidental.

Pensando bem, talvez seja fácil explicar o que é escrever: o ato em si todo o mundo sabe. Difícil é saber o que ele representa, o que significa esse ato instigante para tantas pessoas. Afinal, para que ele serve? Para tanta coisa que o poeta Drummond já dizia, e acrescento: “penetra surdamente no reino das palavras./ Lá estão os poemas que esperam ser escritos”. E também as cartas, os bilhetes, as postagens das redes sociais... Coisas bonitas, que esperam para ser ditas porque sempre estiveram “lá no fundo”.

Enfim, é mais ou menos isso. É surdamente que você vai entender.

Rafael Cardoso

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Revista Curiosa São Paulo

Oi pessoal, 

hoje eu trouxe uma novidade muito legal (e que deu muito trabalho para fazer e para colocar aqui então por favor leia e comente rsrs). O nosso querido poeta Rafael Cardoso fez um trabalho na faculdade com alguns amigos (ele cursa Jornalismo para os que não sabem) e o resultado está ai, esperamos que gostem!! ^_^

Beijos,

Jéssica Curto






















Beatriz Silva, Hiago Leal, Lisiane Flor, Rafael Cardoso, Simone Brito & Vanessa Silva

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Eu vivo um sonho doce


Eu tenho a brisa do mar
Sobre uma área branca
Quando a noite chega
Eu danço com as estrelas
Quando o não se aproxima
Eu quero dizer que sim
Porque não existe nada
Que possa cortar essa vibração
Eu tenho a melhor coisa de todas
Eu tenho um tesouro escondido
Uma filosofia totalmente renovada
Não quero parar de cantar
Eu pulo para as coisas boas
E as ruins eu dou uma chance
Para serem bem melhores
Então quero que saiba
A melhor coisa de todas
Está em você
Eu bebo um copo de sonhos
E desenho círculos azuis
Com a cor do mar
Em apenas um instante
Estou sendo melhor que posso
Porque isso é pra mim
Apaixonado numa tarde quente
Aventuras sobre uma ilha distante
Não tenho nada que me pare
Porque a melhor coisa de todas
Está em mim e em você
Eu danço entre as folhas no outono
Eu floresço como flores na primavera
Lindas canções quentes de inverno
Suaves ventos de verão
Eu tenho a melhor das coisas
Nada pode mudar
A melhor coisa de todas
Porque isso é pra mim

Leonardo Ragacini