Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Analogia

A vida e a Matemática são coisas belíssimas. O que não significa, entretanto, que as compreendemos. Ambas estão repletas de equações com diversos graus de dificuldade. O mistério que as envolve ao mesmo tempo em que motiva pode confundir (e deprimir) qualquer pessoa.
Algumas propriedades nos ajudam a viver, como somar amigos, multiplicar sorrisos e subtrair desavenças. Mas quando usá-las, e como? Em qual momento podemos eliminar os denominadores? São tantos problemas com respostas variadas!... Não somos máquinas. É difícil nos sentirmos completos, pois tudo vem fracionado, assim como o tempo, dias “calendariados” na forma de matrizes.
Um mestre na arte de viver é disciplinado, e aquele que entende a magia dos números pode ser um disciplinador. Não são paranóicos, não se privam de momentos agradáveis, eles tão somente perceberam (e se adaptaram) às regras que regem seus respectivos sistemas.
Evidentemente, a vida é maior que a Matemática, pois tal matéria pode, no máximo, fazer parte de um todo. Mas com ela muitos aprendem, a duras penas, a didática de viver.

Rafael Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário