Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Contos Infantis Tornam-se Adultos Sun Holiver

E a novidade de hoje é a resenha de um livro que analisa alguns contos infantis que muitos de nós ouvimos ainda quando crianças.
Devo admitir que quando a querida Cármen Machado do blog Ideias de Canário me convidou para fazer parte deste Book Tour e eu vi o título da obra, pensei que estaria lendo uma versão adulta das fábulas, onde rolaria muitas coisas picantes e pontos de vista inovadores.
No entanto, o livro se trata de avaliações da autora Sun Holiver sobre seis contos tradicionais feitos pelos irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho, A Branca de Neve, Rapunzel, João e Maria, A Bela e a Fera e a Gata Borralheira.
Sobre uma perspectiva adulta, a autora analisa características psicológicas de cada personagem envolvido nas histórias, nos fazendo perceber que muitas das vezes detalhes importantes passam completamente despercebidos por nossos olhos, mas que deixam ideias e reações registradas inconscientemente em nossas mentes, resultando em atitudes que muitas vezes pode vir a nos prejudicar.
O livro é diminuto e de uma leitura rápida, porém tenho que dizer, um pouco cansativa, lembrando muitas das vezes uma literatura de autoajuda.
Talvez por ter tido uma ideia totalmente diferente da realidade, a frustração tenha sido maior do que o coerente, mas há de se ver que o título do livro também não faz muito jus ao proposto, acredito que se fosse algo mais como ''O estudo dos contos infantis'' provavelmente faria com que a ideia fosse mais clara.
De qualquer forma, tenho que ressaltar que não deixa de trazer informações adicionais válidas, e vale lembrar que tudo é útil para vermos o mundo sempre de maneiras e formas variadas.
Para os que são metódicos, irá agradar.



Um pouco da autora:

Sun Holiver é gaúcha, historiadora, museóloga, professora e escritora.
Autora do livro O Assassinato de Agatha Christie (Soler, 2007).
Em 2010 lançou esta coletânea de análises sobre os contos infantis pela Editora Movimento.

Para conhecer a autora, adicione-a no Skoob:

http://www.skoob.com.br/autor/6944-sun-holiver

Beijos,

Jéssica Curto

2 comentários:

  1. Irei ler em breve. Também estou no book-tour. Eu também achava que eram versões adultas das histórias, mas após ler sua resenha e a da Sa, percebi que se trata de algo diferente.

    Beijos,

    carissa
    Arte Arouns The World

    ResponderExcluir
  2. Olá Carissa,

    segundo as informações da nossa querida Cármen, você será a próxima!!
    Acredito que amanhã eu já esteja enviando para você o livro com um extra que foi uma ideia SENSACIONAL e muito gentil da nossa blogueira iniciadora deste book tour =P.
    Espero que goste e que tire o melhor proveito do livro ^_^

    Beijocas!!

    ResponderExcluir