Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Designers coreanos criam saco que purifica água a partir da luz solar

Pessoal, esté site é muito bom, por tal fato resolvi copiar a reportagem e colocar abaixo minha opinião, acho que vale a pena!!


O saco possui alças que facilitam o transporte da água

Em muitas regiões do mundo, o grande problema envolvendo a água, não é apenas a escassez, mas também a falta de acesso a uma fonte limpa. Indignados com a situação de todas essas comunidades, três designers criaram um saco capaz de transportar comida e purificar água.

Os coreanos Jung Uk Park, Myeong Hoon Lee e Dae Youl desenvolveram o Life SackLee. O saco é uma invenção que pode transformar a vida de quem depende de doações de alimentos e não tem fontes de água limpa próximas de suas casas. Life Sack é uma espécie de container para o transporte de alimentos e que possui uma tecnologia diferenciada para o tratamento da água.

O recipiente usa o Processo de Desinfecção Solar de Água, que mata os organismos no líquido contaminado, a partir da radiação UV-A, que penetra com facilidade o PVC de que o saco é feito.

O filtro é capaz de remover todos os microorganismos e purificar a água

Há também, um filtro interno capaz de remover todos os microorganismos que tenham, pelo menos, 5 nanômetros (um nanômetro é igual a um milímetro dividido por um milhão). Para se ter uma ideia da eficiência do filtro, a bactéria causadora da tuberculose tem um tamanho de 200 nanômetros.

Pensando nas pessoas que caminham quilômetros até conseguirem comida e água, os designers ainda adicionaram alças de mochila no produto, o que torna o processo muito mais fácil. Depois, é só expor a água no sol e deixar o Life Sack agir purificando a água.

Não há informações sobre a venda do produto, no entanto, a ideia poderia inspirar até mesmo empresas do Brasil, já que a situação destas comunidades não é muito diferente do que vemos em várias regiões brasileiras, seja no sertão nordestino ou em cidades que não contam com saneamento básico.


OPINIÃO:

Uma ajuda, sem dúvida!!


Mas que maravilha,

a tecnologia vem avançando cada vez mais, com ela alguns prejuízos drásticos vem ocorrendo, mas esta sacola irá ajudar muito aqui no Brasil.

Se cada família de todas as regiões nordestinas brasileiras que tem uma grande escassez de água, obter de quatro a oito sacos cada um [considerando que não sei o quanto o saco suporta de água] já será uma grande ajuda, pois supondo que cada família tenha oito sacos, quatro ficam em casa sendo purificados enquanto quatro começam a se purificar, e assim vai-se revezando, o que ajudaria muitas famílias necessitadas.

É claro que não podemos esquecer de que isso não muda o fato de termos de tratar essas águas poluídas, porém colaboraria muito nesse processo que parece ser tão demorado.

O governo brasileiro deveria comprar dúzias desses sacos e distribuir há todos que necessitam, pelo menos estaria fazendo algo, melhor do que deixar as pessoas se adoecerem por falta de limpeza de algo que é responsabilidade pública!

Genial!!!

São pessoas assim que me fazem ter vontade de lutar por um planeta mais justo e saudável:

SITE: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/designers-coreanos-criam-saco-que-purifica-agua-a/view#1294164750

Espero que tenham gostado, achei realmente fantástica a idéia!!

E você também pode deixar o seu comentário, dizendo o que achou e dando idéias de como utilizá-lo.

J.H.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário