Páginas

terça-feira, 6 de julho de 2010

Pessoas

Me peguei lendo o blog de um conhecido de minha escola, e apesar de perceber drasticamente o quanto ele escrevia ruim, parei para pensar o quanto ele poderia vir a melhorar sua escrita com o passar dos anos e se tornar um grande e famoso escritor.
Já parou para pensar quantas pessoas conhecemos em torno de toda a nossa vida, e que na maioria das vezes apenas possuímos pequenos momentos com elas e logo a mandamos embora? Veja pessoas do mundo todo na maioria das vezes possuem os mesmos pensamentos, enriquecerem, serem alguém importante na vida, ou famoso, mas pense, Brad Pitt nem sempre foi Brad Pitt, e muito provavelmente teve amigos quando criança, e fico me perguntando se esses amigos simplesmente se lembram dele, e se de fato se lembram, o quanto não devem se arrepender de não ter mantido contato.
E as meninas ao qual ele já se apaixonou antes de ser famoso e elas o recusaram? Quantas hoje não dariam tudo para estar no lugar de Angelina Jolie?
Mas veja, se pudéssemos mudar algo, um pequeno detalhe, mudaríamos a história inteira. Vai saber, eu não sei o passado de Brad Pitt, mas vamos supor que ele tenha sido um menino que não era lá tão bonito, e nem tão famoso quando mais jovem, e no entanto era um homem apaixonado, romântico. Vamos piorar um pouco o caso, digamos que ele era o tipo de menino que tinha pouquíssimos amigos, ou nenhum, e que as meninas o desprezavam, o achavam imoral por ficar interpretando coisas banais ou simplesmente querer coisas que adolescentes jamais pensariam, na época em que ele era menino, claro, que de fato, era ser ator.
Temos que ver que na época em que Pitt era jovem, a carreira de ator não era muito bem quista.
Então, ele estava à frente de seu tempo, e ridicularizado pela sociedade diante de si, resolveu enfrentar aquele imenso obstáculo, com duros sofrimentos, e chegou aonde chegou. Hoje, aquelas meninas que o desprezavam e o ridicularizavam sem dúvida se arrependem profundamente, mas veja, se aquela menina ao qual ele foi apaixonado, tivesse tentado conhecê-lo melhor, lhe dado uma chance, talvez, ele iria se conformar em esquecer seu sonho de ser ator e hoje seria apenas um simples cidadão americano.
Ou não, ou talvez tivesse realmente virado o que é hoje, mas simplesmente não estaria ao lado de Angelina, e sim de outra mulher qualquer.
O fato é que as coisas são do jeito que devem ser muitas vezes nos perguntamos, em momentos difíceis, porque aquelas coisas ruins estão acontecendo conosco, os religiosos gostam de dizer que Deus possui um plano para todos nós, eu não sou tão fiel a essa crença, porque é muito relevante, não consigo aceitar o fato, por exemplo, de crianças inocentes simplesmente passarem fome. Ai dizem os espíritas que isso é coisa de vidas passadas, para mim, é errado, afinal de contas, a pessoa não vai se lembrar do passado para resolver o presente, e acaba muitas vezes se desviando novamente do rumo, ou seja, nunca obterá uma real solução.. Ou não, quem sou eu para questionar isto? Apenas estou colocando meu ponto de vista.
A questão é que muitas vezes reclamamos, sem notar que tudo aquilo pode ser aprendizado, é claro, é humano reclamar quando não gostamos ou não achamos certo certas coisas, no entanto... Ontem me peguei vendo "O estranho caso de Benjamim Button'', um filme realmente intrigante, quem não viu, veja!!
Observe que não sou uma pessoa de preconceitos. Minha mãe é morena clara, e eu a amo profundamente, mas nunca cheguei a pensar na minha pessoa tendo uma mãe ou um pai negros, talvez pelo fato de não ter. Sempre disse que não tenho preconceitos de qualquer gênero, mas ontem que eu realmente consegui notar o sentido do não ter preconceito. Hoje eu posso dizer que sou uma pessoa sem preconceitos, quando percebi que a mãe que criou Benjamin era uma mulher negra, e, no entanto ele era branco, porém ''defeituoso'', e mesmo assim ela não ligou e o amou da mesma maneira, eu percebi que as pessoas não devem ser vistas pela cor, e sim pelo interior. Eu já tinha dito isso diversas vezes, mas sem de fato entender com razão o que isso significava.
Ele, uma criança com vários problemas, ela, uma mulher negra, que naquela época de 1900 e pouco ainda possuía vários preconceitos diante a sociedade, não ligavam para essas diferenças, se amavam tão profundamente... Que chegava a ser emocionante!!
Veja, muitas vezes deixamos pessoas apenas passarem por nossas vidas, sem conhecermos realmente quem são essas pessoas.
Todos temos medos uns dos outros, e isso é ridículo, porque, afinal de contas, somos todos humanos, todos possuímos corações, cérebros e sentimentos...Se você for uma pessoa dura e destemida irá dizer que os traficantes e ladrões não possuem, mas possuem sim, e muito!!
Você realmente acha que essa pessoa nasceu já assassina? É claro que não! Se ele mata é porque tem um motivo, independentemente se for certo ou errado na visão geral da sociedade, ele tem um motivo, o que leva a crer que ele possui cérebro, coração e sentimentos.
A sociedade criou normas e regras a serem cumpridas, coisas que todos deveriam seguir, mas será isso realmente certo? Afinal de contas, tantos possuem tão pouco, e poucos possuem tanto, será isso realmente certo?
Ai você me diz que a pessoa trabalhou para ter, e é merecedora disso... Mas será que trabalhou mesmo ou apenas roubou dos outros?
Como os ricos enriquecem? Me diga, eles pagam o que é justo aos empregados? Os empregados trabalham como um ser humano deveria trabalhar, ou trabalham mais do que deveriam? Então eu estaria sendo inescrúpula em dizer que todo rico é assim...?Não, mais um erro imenso da sociedade, não podemos simplesmente rotular todos, porque ninguém, absolutamente ninguém é igual à ninguém! Podem sim ser semelhantes, mas IGUAL NUNCA!
O fato é que às vezes temos várias oportunidades e deixamo-nas escapar por entre os dedos.
Meu maior sonho, por exemplo, é ser escritora, mas sabe-se lá Deus se eu vou conseguir, eu nem acho que escrevo muito bem, mas... O fato é que estou aqui escrevendo para o nada, já que ninguém, ou quase ninguém, lê meu blog... Mas e se um dia eu conseguir publicar um livro? E se um dia eu conseguir ficar rica, famosa, importante na história? Já pensou que tudo é possível, basta querer e ter força de vontade?
E as várias pessoas que durante toda a minha curta e rala vida me desprezaram e me ignoraram? Me humilharam e me ridicularizaram? Os homens que me abandonaram... As mulheres que me judiaram...Será que irão se arrepender do que fizeram?
Minha querida Meg Cabot, uma mulher que deve ser exemplo diante de toda uma sociedade, aos meus olhos pelo menos... Uma mulher que foi judiada quando jovem e que hoje é uma escritora de alto nível... Sem dúvida, como ela mesma diz, as antigas inimigas a tratam como uma grande amiga... Não sei se ela guarda rancor ou não... Mas que ela chegou aonde chegou por próprio esforço, chegou... Porque se ela fosse se abater com o que os outros falavam dela, vai saber aonde ela poderia estar hoje.
Não devemos maltratar absolutamente ninguém, não devemos nos vingar, porque não sabemos o dia de amanhã, hoje você pode estar cuspindo no prato que irá comer amanhã... Cuidado!!
Mas principalmente, devemos aproveitar os momentos e as pessoas, os detalhes, sem críticas, apenas aprendizados, porque, afinal de contas, todo mundo tem algo bom a nos dar e a nos ensinar.
Por isso que sou tão contra o fato dos professores darem avaliações para verem o nível de aprendizado. Muitas vezes o aluno aprendeu a matéria, mas não acho que é através da pressão que ele conseguirá expressar de fato a lição. Ainda sou muito mais a favor das lições práticas do que as lições teóricas. Teoria é importante, mas a prioridade deveria ser a prática, as pessoas aprendem muito mais quando exercem do que apenas quando lêem e fazem exercícios no caderno.
Mas isso ainda é uma questão para o governo e o país observarem, infelizmente não sou grande coisa para conseguir mudar isso, apenas digo que, se conseguir alcançar meus objetivos, meus filhos, no mínimo, terão lições práticas de todas as matérias.
Ai você me pergunta, como dar aulas práticas de história? Vou levá-lo na guerra que já acabou Impossível!
NADA é impossível! Em vez de você ficar explicando o quanto Napoleão guerreou, porque não o leva em um museu? Se tiver dinheiro, leve-o há Paris! Se não puder, compre filmes que o interesse, ou mesmo que só posa obter os livros, conte a história de um modo tão intrigante e fascinante que faça-o ficar interessado, prenda-o a atenção!
Matemática a mesma coisa, as pessoas tem dificuldades com matemática, e digo isso por experiência própria, simplesmente pelo fato que nem tem idéia da onde poderiam usar aquilo. Parece pura perda de tempo! E acaba sendo mesmo, se você não estimular o aluno ele irá aprender apenas para a prova e depois irá esquecer, e seu trabalho irá todo pela lata do lixo.
Você, professor, quer que seu aluno de valor ao seu trabalho e entenda o sentido do aprendizado, ou apenas quer que ele vá bem na sua prova e depois jogue tudo fora? Porque ir bem em uma prova até que é fácil, mesmo não sabendo a matéria, existem vários quesitos de cola hoje em dia, então, compreenda que não basta você forçar alguém a estudar, você tem que mostrar o PORQUE de estudar!
Com isto, espero que entenda que podemos desfrutar da maior alegria do saber com qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade, cor, etnia, religião ou ideais, aproveite todo tipo de pessoa, compartilhe e seja companheiro uns com os outros, porque no final, apenas levamos a sabedoria para o túmulo, o resto, os insetos comem.

J.H.C

2 comentários:

  1. OBS: O comentario anterior foi escrito pela menininha de dois anos que mora aqui.

    Pois e Jazz. Um dia voce sera uma famosa escritora, tudo o que tem que fazer e lutar pelo o seu sonho e voce vai alcanca-lo. Ai voce vai ser tao famosa que nem lembrar que eu existo vai, rsrs.
    Bem, duvido que o Brad Pitt tenha sido rejeito um dia, ate porque duvido que ele ja tenha sido feio (e definitivamente a profissao de ator na epoca dele nao era mal vista), mas imaginanado que ele fosse rejeitado, agora que ele e muito cotado e todos o querem, mesmo assim a minha opiniao e que ele ainda se entristece ao lembrar daquela garota que ele tanto gostava e que nao quis nada com ele. Mesmo que ele esteja com a Jolie, que e linda demais da conta, ele gostava daquela menina, entao uma coisa nao compensa a outra. Sentimento de vingaca vale nada.

    ResponderExcluir
  2. Higor,

    agradeça a menina por mim rsrsrs

    Mas bobagem o que você disse, eu não esqueço os bons e verdadeiros amigos jamais!

    Quanto ao Pitt, era só hipoteticamente falando, seu bobo rsrsrsrs.

    Use a imaginação!!

    J.H.C

    ResponderExcluir